Voto Eletrônico, Voto Seguro?

sexta-feira, julho 28

Direito de resposta


Frente ao contraste gritante entre o conteúdo da entrevista dada por Pedro Rezende ao IDG Now e a matéria publicada no site (ler matéria), a resposta do membro do Fórum Voto Seguro Walter Del Picchia, Professor Titular da Escola Politécnica da USP:

Ao IDG-NOW ( http://idgnow.uol.com.br/ )

Prezados senhores

Gostaria de exercer o direito de resposta, solicitando que publicassem esses comentários após o artigo citado a seguir:

Em relação ao artigo 'Conheça a segurança que protege os votos da urna eletrônica', de 27/06/2007, gostaria de observar que o próprio título já é uma fraude, pois promete algo que não pode dar a conhecer, pois inexistente: a segurança da atual urna eletrônica a nós impingida pelo TSE. Acessem o Manifesto em www.votoseguro.com/alertaprofessores e saibam o porquê.

E o mais irônico é que o Sr Athayde Fontoura Filho, do TSE, deve saber disso perfeitamente, pois diz que 'ninguém prova nada', mas não diz por que. É claro que ninguém pode provar nada: o próprio TSE o impede, pois nega-se a deixar-nos fazer um teste técnico público, no qual mostraríamos como fraudá-la. Esse teste já foi oficialmente solicitado várias vezes e sempre negado sob a risível afirmação de que 'a urna é inexpugnável'. Pois nossos especialistas podem provar que não é! E se é, porque tanto medo de um teste? Adicionalmente, saibam que há um grande número de evidências de funcionamentosuspeito (vejam http://www.votoseguro.org/ ).

As afirmações sobre possibilidades de auditoria do software da urna são piada de mau gosto, pois as condições impostas são tais que impossibilitam quaisquer exames com a mínima seriedade (um exemplo: exame de 60 mil arquivos em cinco dias...). Se tiverem dúvida, consultem o Eng. Amilcar Brunazo - amilcar@brunazo.eng.br ) , que tem atuado como fiscal eleitoral e pode contar como são essas cerimônias formais mas sem nenhuma utilidade do ponto de vista da segurança de nosso sistema eleitoral.

Sugiro que os senhores, ou o próprio Sr. Fontoura, agendem um debate público técnico de alto nível de nossosespecialistas em segurança com o Sr. Fontoura e/ou seus especialistas. Se o TSE não estiver agindo de ma fé (não acredito nisso), eles só poderão ganhar com tal debate.

Grato

Walter Del Picchia
Professor Titular da Escola Politécnica da USP - Universidade de S.Paulo